Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

terça-feira, 26 de março de 2013

Um Cacilheiro em Veneza

por Mari&Ana

Uma ideia mais que original representará Portugal este ano na 55ª Bienal de Artes Visuais de Veneza. “Comandado” pela consagrada artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o cacilheiro será o representante nacional numa das mais importantes exposições de arte a nível mundial.



A ideia que será desenvolvida pela artista ao longo de três meses – o projecto teve início em Fevereiro -, tem como objetivo uma customização total da embarcação que, por 51 anos transportou passageiros de Lisboa à Margem Sul e vice-versa.

Explorando todas as dimensões do barco, Joana Vasconcelos apenas adiantou alguns detalhes sobre o que pretende realizar. A começar por uma restauração estrutural completa da embarcação, o “Trafaria Praia” será revestido, no seu exterior, por azulejos pintados a mão na Fábrica Viúva Lamego. A temática, inspirada num painel de azulejos de Gabriel del Barco - “Grande Panorama de Lisboa”, do fim do século XVII -, remete à uma vista de Lisboa pelos olhos da contemporaneidade.

Já no interior, o primeiro piso será o dos têxteis, que irão complementar a ideia do azulejo, uma vez que também serão nas cores azul e branco que estamos habituados a ver nos painéis de azulejo. No segundo piso, a artista vai mais além: Forrado em cortiça, produto tipicamente português – também! -, será composto por uma loja e um palco. Este será o espaço de visita de alguns músicos nacionais, mas também para a apresentação de diversas palestras e conferências sobre a Arte Contemporânea Portuguesa.



A loja, segundo avançou Joana Vasconcelos, se encarregará de vender produtos também nacionais, desde enchidos a bordados. O objetivo primordial é divulgar o nosso país junto à Itália e, por sua vez, para todo o mundo.

Para quem ainda não sabe, este “pavilhão flutuante”, será o primeiro a representar Portugal nos Giardini de Veneza, onde já estão representados mais de 90 países. 

A parte mais triste da história é que este projeto, bastante ambicioso e motivo de orgulho para todos os portugueses, arrancou com apenas 175 mil euros em financiamento estatal – da Direção Geral das Artes - que, apesar de ser “muita massa”, não são suficientes para a conclusão da obra. Para não deixar a ideia “morrer na praia”, já estão sendo contactadas parcerias privadas que poderão custear o restante do projeto.



Sem mais delongas, o Trafaria Praia arranca no dia 10 de maio, transportado por um navio cargueiro, e deve chegar a Veneza até 15 dias depois. A inauguração da Bienal será entre os dias 29 e 31 do mesmo mês. Ah! E mais uma surpresa agradável: Prevê-se que o cacilheiro passe por mais três trajetos, dos quais, o mais importante será entre Giardini e Punta della Dogana. Com 75 passageiros à bordo, num dos percursos “alternativos”, pretende-se chegar a Lido, a ilha italiana onde irá acontecer o Festival de Cinema de Veneza, em Agosto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário