Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dia de Óscares

por David N.


Hoje é dia de Óscares. São os prémios mais conhecidos do mundo do cinema, e são entregues pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em Los Angeles, Califórnia, em 11 de maio de 1927. Começaram em 1929 e vamos agora para a 85ª edição.


Comecemos pela categoria mais importante, a de melhor filme. Este ano, tive o prazer de ver todos os nomeados a melhor filme, e posso portanto comentar com rigor. Como 9 nomeados temos por ordem alfabética Amour, Argo, Beasts of the Southern Wild, Django Unchained, Les Misérables, Life of Pi, Lincoln, Silver Linings Playbook e Zero Dark Thirty.


Há um mês atrás, Lincoln era o sério vencedor e quase indiscutível, mas Argo, de Ben Affleck tem vindo a somar prémios e a escalar em popularidade. Curioso nisto tudo, é que Ben Affleck nem foi nomeado a melhor realizador pela academia, e por outro lado, foi o vencedor dessa categoria nos Globos de Ouro, que se realizam sempre antes dos Óscares e costuma funcionar como barómetro. Amour, certamente ganhará como melhor filme estrangeiro, mas a meu ver, é um filme que benefecia de demasiado hype. Não é nada por aí além, os actores arrastam-se durante todo o filme, e as interpretações são passivas. Nem sei como pode Emmanuelle Riva estar na corrida ao Óscar de melhor actriz. Argo foi uma feliz surpresa, pois não tinha qualquer ideia concebida sobre o mesmo. É baseado numa história verídica, mas grande parte é alterada, para maior magia no cinema. De notar que existe mérito, pois Affleck pega numa história com pouca acção, e onde não existe qualquer revés, ou seja, tudo corre pelo melhor sem problemas, mas agarra o espectador até ao fim. Beasts of the Southern Wild também surpreendeu, porque é totalmente indie e desconhecia quer o realizador, quer o elenco. Vale a pena nem que seja pela fotografia, pela óptima interpretação da miúda e pela mensagem/argumento. Django Unchained entreteve-me bastante e gostei, isto vindo de quem não costuma gostar de Tarantino. Apesar das 2h30, o espectador não sente o tempo passar e é sempre bom revisitar o mundo dos westerns, num filme com boas interpretações, principalmente de
Leonardo DiCaprio, que foi mais uma vez injustiçado, e não chegou a ser nomeado. Les Misérables é bastante bom e as músicas ficam no ouvido, mas esse mérito é do musical, no qual o filme se baseia e ao qual faz esta homenagem. Life of Pi é um filme interessante, apesar de dividir o público quando ao argumento, tal como tudo o que mete religião. As perguntas do entrevistador parecem forçadas e o acting nestas partes parece saído de um filme de classe inferior, mas a história principal é muito boa. Em termos visuais, também é capaz de arrecadar alguns prémios. Lincoln é mais um filme político, o que pode deixar alguns do lado de fora, mas se não se importarem com isso, tem uma boa história com grandes interpretações que o prendem do lado de cá do ecrã, e uma boa fotografia, o que torna menos duro as 2 horas e meia de visualização. Silver Linings Playbook consegue entrar neste restrito top, apesar de ser uma comédia/romance, porque não pega em 10 actores/actrizes conhecido(a)s e os mistura numa trituradora com um argumento da treta. Sabe ter um argumento semi-sólido, tem uma boa interpretação do Cooper, que mostra que ele é capaz de mais do que a comédia simples e Hollywoodesca e a realização também não é má. Zero Dark Thirty, a par do Amour, foi do mais enfadonho desta lista. Dura 2 horas e meia, e só tem acção quase no último quarto de hora. Até lá, é um arrastar das personagens de um lado para o outro, sem nunca criar qualquer tipo de ligação emocional com o espectador, umas referências a tortura, e pouco mais. A Jessica Chastain é a única coisa que o salva.

Na de melhor realizador, temos Michael Haneke (Amour), Benh Zeitlin (As Bestas do Sul Selvagem), Ang Lee (A Vida de Pi), Steven Spielberg (Lincoln) e David O. Russell (Guia Para Um Final Feliz), e tudo indica que o vencedor  seja Steven Spielberg, o que é merecido.

Para melhor actor, temos Bradley Cooper (Guia Para Um Final Feliz), Daniel Day-Lewis (Lincoln), Hugh Jackman (Os Miseráveis), Joaquin Phoenix (O Mentor) e Denzel Washington (Decisão de Risco). Daniel Day-Lewis deverá ganhar sem espinhas. Denzel Washington, 90% do público nem sabe como foi nomeado, pois o filme foi um flop. Joaquin Phoenix e Bradley Cooper estão bons nos seus papéis, mas talvez não chegue para levarem o boneco.
           
Para melhor actor secundário, Alan Arkin (Argo), Robert de Niro (Guia Para Um Final Feliz), Philip Seymour Hoffman (O Mentor), Tommy Lee Jones (Lincoln) e Christoph Waltz (Django Libertado). Acho que o Óscar deveria ir para Tommy Lee Jones, o mais merecedor, ou então para Seymour Hoffman. Contudo, o hype pelo filme do Tarantino poderá fazer de Christoph Waltz o vencedor.

Para melhor actriz, temos Jessica Chastain (00:30 A Hora Negra), Jennifer Lawrence (Guia Para Um Final Feliz), Emmanuelle Riva (Amor), Quvenzhané Wallis (As Bestas do Sul Selvagem) e Naomi Watts (O Impossível). A meu ver, deveria vencer Jessica Chastain, pois esteve bem, e salvou o seu filme da monotonia. Riva não sei o que aqui faz. Quvenzhané Wallis tem um bom papel, mas ainda é nova, e se tiver qualidade, terá muitos anos para o provar e ganhar o Óscar daqui a uns anos. Naomi Watts tem uma óptima interpretação, pelo que também se ganhasse, não seria nenhuma surpresa.

Como melhor actriz secundária, Amy Adams (O Mentor), Sally Field (Lincoln), Anne Hathaway (Os Miseráveis), Helen Hunt (Seis Sessões), Jacki Weaver (Guia Para Um Final Feliz). Eu apostaria em Anne Hathaway devido a ter encarnado muito bem a personagem e como prémio por estar a desenvolver uma boa carreira, sendo uma motivação para se manter em filmes sérios, e para não voltar aos filmes fáceis de início de carreira com que se tornou popular.

Como habitualmente, seguindo o alfabeto, hoje temos o 'F'. Assim sendo, será incontornável não recomendar Fight Club (1999), com Brad Pitt e Edward Norton, num brilhante filme. Fica ainda espaço para recomendar Forrest Gump (1994), vencedor de 6 Óscares e From Russia with Love (1963), o segundo filme da saga Bond e um dos melhores da mesma.
Em anexo segue a lista completa dos nomeados.


Melhor filme
Amor
Argo
As Bestas do Sul Selvagem
Django Libertado
Os Miseráveis
A Vida de Pi
Lincoln
Guia Para Um Final Feliz
0:30 A Hora Negra

Melhor realizador
Michael Haneke (Amour)
Benh Zeitlin (As Bestas do Sul Selvagem)
Ang Lee (A Vida de Pi)
Steven Spielberg (Lincoln)
David O. Russell (Guia Para Um Final Feliz)

Melhor ator
Bradley Cooper (Guia Para Um Final Feliz)
Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Hugh Jackman (Os Miseráveis)
Joaquin Phoenix (O Mentor)
Denzel Washington (Decisão de Risco)

Melhor ator secundário
Alan Arkin (Argo)
Robert de Niro (Guia Para Um Final Feliz)
Philip Seymour Hoffman (O Mentor)
Tommy Lee Jones (Lincoln)
Christoph Waltz (Django Libertado)

Melhor atriz
Jessica Chastain (00:30 A Hora Negra)
Jennifer Lawrence (Guia Para Um Final Feliz)
Emmanuelle Riva (Amor)
Quvenzhané Wallis (As Bestas do Sul Selvagem)
Naomi Watts (O Impossível)

Melhor atriz secundária
Amy Adams (O Mentor)
Sally Field (Lincoln)
Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Helen Hunt (Seis Sessões)
Jacki Weaver (Guia Para Um Final Feliz)

Melhor filme estrangeiro
Amor (Aústria)
Kon-Tiki (Noruega)
No (Chile)
A Royal Affair (Dinamarca)
War Witch (Canada)

Melhor argumento adaptado
Chris Terrio (Argo)
Lucy Alibar e Benh Zeitlin (Bestas do Sul Selvagem)
David Magee (A Vida de Pi)
Tony Kushner (Lincoln)
David O. Russell (Guia Para Um Final Feliz)

Melhor argumento original
Michael Haneke (Amor)
Quentin Tarantino (Django Libertado)
John Gatins (Decisão de Risco)
Wes Anderson e Roman Coppola (Moonrise Kingdom)
Mark Boal (00:30 a Hora Negra)

Melhor filme de animação
Brave - Indomável
Frankenweenie
ParaNorman
Os Piratas
Força Ralph!

Melhor fotografia
Seamus McGarvey (Anna Karenina)
Robert Richardson (Django Unchained)
Claudio Miranda (A Vida de Pi)
Janusz Kaminski (Lincoln)
Roger Deakins (007-Skyfall)

Melhor guarda roupa
Jacqueline Durran (Anna Karenina)
Paco Delgado (Les Misérables)
Joanna Johnston (Lincoln)
Eiko Ishioka (Espelho Meu Espelho Meu)
Colleen Atwood (Branca de Neve e o Caçador)

Melhor documentário (longa metragem)
5 Broken Cameras
The Gatekeepers
How to Survive a Plague
The Invisible War
Searching for Sugar Man

Melhor documentário (curta metragem)
Inocente
Kings Point
Mondays at Racine
Open Heart
Redemption

Melhor montagem
William Goldenberg (Argo)
Tim Squyres (A Vida de Pi)
Michael Kahn (Lincoln)
Jay Cassidy e Crispin Struthers (Guia Para Um Final Feliz)
Dylan Tichenor e William Goldenberg (00:30 A Hora Negra)

Melhor caraterização e cabelo
Howard Berger, Peter Montagna e Martin Samuel (Hitchcock)
Peter Swords King, Rick Findlater e Tami Lane (O Hobbit: Uma Viagem Inesperada)
Lisa Westcott e Julie Dartnell (Os Miseráveis)

Melhor banda sonora original
Dario Marianelli (Anna Karenina)
Alexander Desplat (Argo)
Mychael Danna (A Vida de Pi)
John Williams (Lincoln)
Thomas Newman (007-Skyfall)

Melhor canção original
"Before My Time" (Chasing Ice)
"Everybody Needs A Best Friend" (Ted)
"Pi's Lullaby" (A Vida de Pi)
"Skyfall" (007-Skyfall)
"Suddenly" (O Miseráveis)

Melhor design de produção
Anna Karenina
O Hobbit: Uma Viagem Inesperada
Os Miseráveis
A Vida de Pi
Lincoln

Melhor curta metragem de animação
Adam and Dog
Fresh Guacamole
Head over Heels
Maggie Simpson in "The Longest Daycare"
Paperman

Melhor curta metragem
Asad
Buzkashi Boys
Curfew
Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
Henry

Melhor montagem sonora
Erik Aadahl e Ethan Van der Ryn (Argo)
Wylie Stateman (Django Libertado)
Eugene Gearty e Philip Stockton (A Vida de Pi)
Per Hallberg e Karen Baker Landers (007-Skyfall)
Paul N.J. Ottosson (00:30 A Hora Negra)

Melhor mistura sonora
John Reitz, Gregg Rudloff e Jose Antonio Garcia (Argo)
Andy Nelson, Mark Paterson e Simon Hayes (Os Miseráveis)
Ron Bartlett, D.M. Hemphill e Drew Kunin (A Vida de Pi)
Andy Nelson, Gary Rydstrom e Ronald Judkins (Lincoln)
Scott Millan, Greg P. Russell e Stuart Wilson (007-Skyfall)

Melhores efeitos visuais
O Hobbit: Uma Viagem Inesperada
A Vida de Pi
Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Sem comentários:

Enviar um comentário