Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Magia das Boys Bands

por Eugénia Melo

Andava eu a pensar num tema para publicar este mês e acabei por adotar o critério “daquilo que ouvi e me despertou mais atenção”.

A verdade é que passei grande parte do meu tempo a estudar para os exames e a música que mais companhia me fez foram as boys bands que pandemizaram os anos 90 até aos dias de hoje.

As boys bands existem desde os anos 60 com grupos como os Beatles, Jackson 5 entre outros mas vou concentrar-me naqueles que marcaram as décadas de 90 e seguintes.

Muito sinceramente, nunca fui muito fã deste tipo de grupos musicais mas as músicas ficaram tão famosas que era impossível não conhecer ou até mesmo saber algumas letras. Entretanto , com o passar do tempo, ouvir as mesmas músicas tem um sabor completamente diferente e é isso que pretendo explorar e partilhar com este texto.

Consistem no grupo de jovens rapazes que cantam musicas de estilo Pop, R&B, Hip Hop, Dance Pop entre outras. Entre boas vozes e danças com as mais diversas coreografias estas bandas atingiram grande relevo nos anos 90 com grupos como os Backstreet Boys, Westlife, Five, ‘N Sync, Blue, Boyzone, 98 Degrees, entre muitos outros.

O impacto destes artistas foi mundial, sempre com um estilo muito próprio: os rapazes com cabelos mais compridos usavam umas franjinhas engraçadas e um corte “à tigela” (que hoje assusta muita gente); os que tinham cabelos mais curtos (normalmente os morenos) metiam gel para ficar com o cabelo bem espetado. Esta imagem é bem característica e era um terço do caminho para que a banda estivesse completa, o resto era a música e a coreografia.

Portugal também não conseguiu escapar ao contagio das Boys Bands, destacando-se nomes como os D’Arrasar, Milénio, Excesso e os Anjos por exemplo.

Apesar de terem um estilo musical que pode não agradar a muitos, a verdade é que estes “meninos” moveram massas e meteram muito boa gente a cantar e a dançar as suas músicas nem que seja apenas pela animação que elas transmitem.

Para alguns são meros pirosos, para outros transpiram estilo.

Parece que nos dias de hoje este tipo de grupo musical voltou à ribalta e tem tido bastante sucesso. É o caso dos Jonas Brothers, The Wanted e One Direction.




O tempo passa, as gerações mudam, umas bandas acabam e outras começam. As boys bands já deixaram uma marca engraçada que até vale a pena recordar, por outro lado, há que ficar atento para o que está para vir porque pode não marcar a geração de 90 mas há-de marcar outras e esperemos que pela positiva.

Segue-se a lista de músicas para recordar ou até para conhecer.

Check it out and enjoy ;)








Sem comentários:

Enviar um comentário