Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

No meu Natal, a música é outra


por Rodrigo de Sá



Devido à minha actividade profissional e voluntariado radiofónico, no final de Outubro, início de Novembro já ouvi mais música de Natal, do a grande maioria das pessoas que conheço.  Por este facto, todos os anos procuro comprar um ou dois álbuns de Natal, em que os artistas, gravando originais ou versões de clássicos, fogem aos padrões cansativos de música natalícia: Coros de crianças, sinos e guizos, glórias e aleluias com vozes angelicais ou em falsetes.

Apesar disto, as guitarras desenfreadas, baterias ensurdecedoras e as vozes em tons extremos, nem sempre me caíram bem no que diz respeito a música de Natal. Muitas das vezes porque achava que o artista não estava a fazer aquilo a sério. Mas, no caso dos My Chemical Romance, o que senti quando ouvi pela primeira vez a sua versão de All I Want for Christmas is You, original de Mariah Carey, tendo como co-autor Walter Afanasief, foi que recriaram o tema de forma a fugir ao original, mas não foram muito mais além do que tornar a sua versão uma canção séria, e como se de facto tivesse sido originalmente gravada pelos próprios.

Entre muitas outras canções e álbuns que até ao Natal irei descarregar a partir de páginas que oferecem música de forma legal, há dois indispensáveis para adicionar à colecção de música de Natal.

IMAGEM: ISN’T THE WORLD ENOUGH

Isn’t The World Enough?? A Nettwerk Christmas, não é apenas uma compilação de canções de Natal. É uma forma muito diferente e requintada de celebrar o Natal com artistas ligados à Nettwerk, editora canadiana, que embora tenha uma forma de lidar com os seus artistas semelhante a editoras independentes, esta editora é na realidade uma multi-nacional.


Entre clássicos, originais e gravações nunca antes editadas, encontram-se artistas como os fun. (Belive In Me, original), Sixpence Non The Richer (Angels We Have Heard on High), Great Lake Swimmers (Hang A String Of Lights, original e primeira edição), ou Family of the Year (OMG It’s Christmas, original) e Admiral Fallow (Isn’t This World Enough, original). E um final arrepiante por Aliqua (Christmas Angel, original que nos faz sentir muito bem em voltar a ouvir os tais arranjos vocais para várias vozes nas canções de Natal).

IMAGEM - SILVER & GOLD

Sufjan Stevens, nascido a 1 de Julho de 1975, em Detroit, estado do Michigan, é co-fundador da editora Asthmatic Kitty, o outro fundador é o seu padrasto. Este artista é um simpático. Ultimamente ouve-se falar dele devido ao seu trabalho anual em gravar um e.p. de Natal, com originais e versões de clássicos. E depois de tempos em tempos, junta todo o material e edita uma caixa em que mistura tudo o que tem gravado. No entanto, e apesar a de para muitos o Natal não fazer sentido sem Sufjan Stevens, não devemos deixar de ouvir o álbum de 2005 Illinois, tendo como canção de marca Chicago.

Para este 2012, Sufjan Stevens pegou em 58 canções, meteu-as numa caixa e baptizou o resultado final de Silver & Gold. Claro está, edição com o selo da Asthmatic Kitty.


Começando com uma versão muito calma de Silent Night, para não comprometer o título deste clássico, e seguindo-se o saltitante Lumberjack Christmas, original do próprio artista, as restantes 56 canções, divididas por cinco discos (por favor, não ousem ouvir o disco I Am Santa’s Helper) vão variando entre os solos de piano, coros com bandolim, assobios, flautas, e formas algo estranhas de interpretar canções de Natal.

Sufjan Stevens transforma-se em fantasma para cantar I’ll Be Home For Christmas, e faz-se passar por Radiohead para cantar em modo menor Let It Snow (canção de carácter natalício duvidoso).

E porque o rapaz é um simpático, decidiu oferecer para transferência legal e gratuita 3 canções: Mr. Frosty Man, Justice Delivers Its Death e Christmas Unicorn.

Nota final: daqui a um mês regresso com umas recomendações de álbuns de Natal disponíveis para transferência legal e gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário