Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A arte dos caçadores do Árctico

por Mar&Ana




Podemos encontrar arte rupestre um pouco por todo o mundo. Em Portugal, por exemplo, temos registo de uma arte variadíssima, desde pinturas a gravuras em grutas, como na Gruta do Escoural em Montemor-o-Novo ou ao ar livre como em Foz Côa.


 Hoje escolhemos apresentar-vos algo diferente ao que normalmente associamos a “arte rupestre”, como as imagens pintadas de cavalos, bisontes e leões, entre outros, provenientes de grutas como Lascaux, em França (aqui vai um link onde poderão fazer uma visita virtual à gruta: http://www.lascaux.culture.fr/?lng=en#/fr/02_00.xml) ou Altamira, em Espanha (aqui um pequeno vídeo sobre a gruta de Altamira, em espanhol: http://www.youtube.com/watch?v=O1CvFTD0IBw).

No norte da Europa, ao longo da costa, nos fiordes, surgem representações, ora isoladas ora em conjunto, em formações rochosas horizontais, oblíquas ou verticais. Estas imagens são em geral representações de animais, principalmente renas, alces e peixes que integravam a dieta destes caçadores, figuras humanas representadas de forma esquemática e alguns objectos, normalmente associados à caça e pesca como arcos e flechas, esquis, barcos, etc.



As técnicas utilizadas na concepção das gravuras são a incisão, abrasão, picotagem e baixo-relevo. Algumas gravuras são posteriormente pintadas, não com a variedade cromática encontrada em França ou noutros locais, mas num só tom, em geral avermelhado.


Podemos seguir uma linha evolutiva estilística destas representações segundo Povl Simonsen e Knut Helskog, sendo o estilo I caracterizado por figuras naturalistas em tamanho real, definidas pelo contorno, feitas através de incisões na rocha, datadas de 4200 a 3300 a.C.
O estilo II é semelhante ao I, surgindo entre 3300 e 1800 a.C.


 No estilo III as figuras diminuem de tamanho, estilizam-se mas continuam a ser definidas pelo contorno e registam-se agora subdivisões internas frequentes nas imagens, datadas entre 1800-900 a.C.


 O ultimo estilo, IV, é definido por pequenas figuras, ainda em contorno, por linhas simples ou baixo-relevo, as pinturas são idênticas às gravuras, existe uma dificuldade em identificar a fauna e os diversos símbolos presentes. Este último estilo vai desde os anos 900 a 200 a.C.         


Por fim, gostariamos de referir a influência que a arte rupestre teve em muitos artistas como Matisse ou Picasso, um assunto a aprofundar futuramente aqui no blog. Deixamos assim duas imagens muito semelhantes, uma representação monocromática de árvores retirada das rochas do norte da Europa e outra a obra muito colorida Ramos de folhas, 1953, de Henri Matisse.

Sem comentários:

Enviar um comentário