Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Que bela Praga!

por Mar&Ana

Situada às margens do Vltava, Praga é ma maior cidade da Boêmia Central e abriga um dos maiores patrimónios arquitetónicos e culturais do Mundo. Fundada durante o período Românico, cresceu sob os olhares caprichosos do Gótico e do Renascentismo.

Catedral de São Vito

            Foi sede de dois Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, passando depois a capital do mesmo Império. Após a queda do Império Austro-Húngaro em 1918, Praga passou a capital da Checoslováquia, sendo esta dividida em República Checa e República Eslovaca em 1 de Janeiro de 1993. Apesar de atravessar violentas guerras e diversas alterações de regime em seus 1100 anos de existência, felizmente foi uma das cidades que menos danos sofreu durante os períodos de conflitos, permitindo aos visitantes apreciar alguns dos mais belos estilos artísticos completamente intactos.

Igreja de Nossa Senhora de Týn

            Desde 1992, o seu centro histórico - território que corresponde a aproximadamente 866 hectares – faz parte da lista da UNESCO como Património Cultural da Humanidade. Hoje em dia, permanece como uma das principais cidades da Europa Central, estando em 6º lugar no ranking das cidades mais procuradas pelos turistas na Europa (dados de 2011).
            O centro histórico estende-se pelas duas margens do rio e vai desde Staré Město, passando por Josefov, Nové Město, Malá Strana, Hradčany até Vyšehrad.
            Atravessando o grande monumento que é a Ponte D. Carlos, deparamo-nos com Staré Město, ou no bom português “Cidade Velha”. A nível arquitetónico podemos ver um grande “mix” de estilos, onde, na Praça da Cidade Velha (em checo, Staroměstské náměstí) estão localizadas a igreja românica de Nossa Senhora de Týn; num outro edifício, uma torre gótica pertencente à antiga Câmara Municipal da Cidade Velha e onde ainda hoje está o belíssimo Relógio Astronômico. Para além destes, temos a barroca Igreja de São Nicolau (originalmente era gótica), entre outros edifícios, maioritariamente civis, em Art Déco.

Cidade Nova

            Já no Bairro Judeu (Josefov), podemos conhecer a belíssima Synagoga Staronowa w Pradze (Sinagoga Velha-Nova), uma das sinagogas mais antigas da Europa, que remonta o gótico do século XIII. Sobreviveu a dois incêndios e a outros tantos saques e rebeliões contra a comunidade judia em Praga.
            Mas, para os amantes do Barroco, Praga reserva Nové Město, a “Cidade Nova”. Fundada no ano de 1348 por Carlos IV, tem o triplo da extensão da Cidade Velha, chegando a ser considerada, 30 anos após a sua fundação, a 4ª maior cidade do Norte dos Alpes a nível populacional e a 3ª maior em extensão territorial de toda a Europa. Nos dias atuais, foi tomada por edifícios modernos que contrastam com edifícios barrocos, que outrora eram religiosos e hoje secularizaram-se, transformando-se em charmosos centros comerciais. Destaca-se também a atual Praça de Wenceslau, onde está uma estátua de São Wenceslau – padroeiro da Boémia – e o Museu Nacional.

Relógio Astronómico

            Por último, mas não menos importantes, gostaríamos de referir o Palácio de Wallenstein e o Castelo de Praga.
            Localizado na Cidade Baixa (Malá Strana), o Palácio de Wallenstein foi projetado por arquitetos italianos do século XVII e foi realizado com o objetivo de rivalizar com o Castelo de Praga. Conta com um gigantesco jardim italiano, com um lago e uma fonte. Trata-se de um edifício completamente inserido no estilo barroco e atualmente serve de sede ao Parlamento Checo.
            E finalmente, uma das partes que nenhum visitante de Praga poderia perder: O Castelo de Praga. Localiza-se em Hradčany e foi residência dos imperadores Carlos IV e Rodolfo II. Faz parte do grande complexo a fenomenal catedral gótica de São Vito, que abriga não só as relíquias de São Wenceslau como também os túmulos de outros reis e rainhas boémios, como o próprio Carlos IV. Abriga sob este mesmo tecto a Câmara de Coroação com os Tesouros da Coroa.
            Se de um lado podemos ver as lindíssimas capelas laterais cobertas por frescos e lápides, por outro imagens marcantes vindas da entrada sul, em mosaico dourado, relatam o Juízo Final. Um outro ponto a referir sobre esta catedral são os vitrais da nave principal, ricamente coloridos, criados por um artista checo de Art Nouveau.
            Fazem parte ainda uma outra igreja românica e o Mosteiro ou Basílica de São Jorge, outro edifício barroco associado ao Castelo.
            Toda essa junção de estilos, a arquitectura fenomenal e imponente da cidade, o contraste entre o moderno e o antigo perfeitamente conjugados, fazem de Praga uma cidade única e que merece todas as atenções do visitante. Apaixonante, deixa na memória de quem a conhece marcas de um passado que ainda continua vivo nas margens do Vlatava.

Sem comentários:

Enviar um comentário