Blogue de divulgação cultural, escrito por 28 pessoas. Um texto por dia, todos os dias.

sábado, 23 de junho de 2012

Terá Prometheus prometido demais?

por DavidN.

Antes de mais, uma curta apresentação. Sou um grande aficionado pelo mundo cinematográfico e quando surgiu o convite para escrever duas crónicas/críticas ao mês, a proposta pareceu-me deveras interessante e difícil de recusar. E portanto, eis-me aqui então!


Dito isto e passando à estrutura das crónicas, espero, sempre que possível, no caso de ter ido ver algum filme ao cinema, poder dar o meu parecer sobre uma das estreias do mês. Como nem todos os meses vou ao cinema, este será um tema que apenas algumas vezes abordarei.

Para além dos recentes, tenderei a recomendar ou a comentar um ou dois clássicos, porque sou grande fã das obras antigas e acho que existe muito público que os desconhece e que poderia ser fã se lhes desse uma hipótese. Para terminar, irei varrer o alfabeto, e a cada post irei referir um a três filmes que goste e que comecem com essa letra, tendo já assim material para 26 crónicas.

Para esta semana, irei comentar o muito aguardado Prometheus. É de facto um filme visualmente muito cuidado e trabalhado, e que entra bem na temática do Alien. Para quem viu o Alien de 1979 do mesmo realizador, Ridley Scott, e que imortalizou Sigourney Weaver como um ícone feminino, são notórias as ligações. Essas pessoas irão gostar de saber como é que a nave que eles encontram no Alien original vai parar àquele planeta e a origem da mensagem (de aparente socorro) que é emitida a partir desse planeta. Para quem nunca viu, e vai ao cinema ver este filme como um evento singular, pode de facto, parecer um filme um pouco vulgar, mas ainda assim interessante. Creio que grande parte da deceção que muitos sentem depois de saírem da sala de cinema se prende com as elevadas expetativas criadas pelos media, pelos vários vídeos virais que iam surgindo e pelo trailer extremamente apelativo. Contudo, é preciso dar os parabéns ao realizador e aos produtores, porque não basta fazer bons filmes, é preciso também saber “vendê-los.” Voltando atrás, creio que o filme começa bem, lança umas boas premissas mas para o fim, acabar quase por se tornar num filme de acção e perde um pouco o fio às meadas filosóficas que soube lançar no início. Ainda assim, creio que é um dos melhores filmes do género deste século e um óptimo regresso do Scott às ficções científicas e fico então agora a aguardar a sua sequela ao clássico Sci-fi Blade Runner (1982) que também recomendo. Portanto, para mim o filme foi um 8/10 e creio que daria um 7 se nunca tivesse visto o Alien.

Nos clássicos, as minhas sugestões vão para duas obras menos famosas de Hitchcock, Notorious (1946), com o famoso Cary Grant e a bela Ingrid Bergman, num papel em que ela tenta infiltrar-se dentro da elite nazi da América do Sul para recolher informações e Strangers on a Train (1951), em que um sujeito apresenta a um desconhecido uma teoria de ambos verem morta uma pessoa que detestam, trocando entre eles os homicídios, cada um cometendo o crime do outro e não havendo portanto, nada que os ligue ao crime do seu “conhecido”.

Com a letra ‘A’, esta semana recomendo Annie Hall (1977) do mestre Woody Allen, com as suas neuroses do costume, as óptimas tiras filosóficas e o humor a que tão bem nos habituou desde o início da sua carreia. Imperdível para qualquer fã do Woody e do cinema em geral. Noutro contexto, escolho Atonement (2007) de Joe Right com Keira Knightley e James McAvoy nos principais papéis, por achar que está de facto bem construído, tem boas interpretações e um final diferente do expectável.


'Prometheus' - Official Trailer

Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

2 comentários:

  1. Boa crítica! Não achei um filme fantástico, talvez por não ter visto Alien. O trailer prometia demasiado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. :P Então vê o Alien, que a nível visual está muito bom e faz uns bons jogos de luz/sombras nos momentos de maior tensão.

      Gosto de te ver por aqui Pedro :P

      Eliminar